quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Estudo sopre o Planeta Marte

Marte é o quarto planeta a contar com do Sol e é o último dos quatro planetas telúricos(mais densos e rochosos) no Sistema Solar. Situa-se entre a Terra e um Cinturão de Asteróides que fica antes de Júpiter.
Mitologia:

De noite, aparece como uma estrela vermelha, razão pela qual os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o deus da guerra.Já os chineses, japoneses e coreanos o chamaram de Estrela de fogo.
Marte também esteve em outras culturas onde possuiu outros nomes e esteve relacionado a outras crenças.
Características Orbitais:
Periélio(distância entre o Sol e o planeta no período em que Marte se encontra mais próximo do Sol):227.939.100Km.
Afélio(distância entre o planeta e o Sol no momento que Marte está mais distante do Sol):249.209.300Km
Luas:

Fobos e Deimos, ambos deformados possivelmente por asteróides. São ligados pela força gravítica apontando sempre a mesma face.Receberam o nome dos filhos de Ares e foram descobertos em 1877.
Atmosfera:

A atmosfera marciana é rarefeita de dióxido de carbono, mas no passado teria sido abundante.Apesar disso, Marte apresenta particularidades curiosas, como neve carbônica, calotas polares de gelo seco, tempestades de poeira e redemoinhos.
Ao contrário do céu azul da terra o de Marte é amarelo-castanho,exceto durante o nascer e o pôr do Sol, em conseqüência da quantidade de poeira existente na atmosfera.

É composta por:

95,72 % de Dióxido de Carbono
2,7 % de Nitrogênio
1,6 % de Argônio
0,2 % de Oxigênio
0,07 % de Monóxido de Carbono
0,03 % de Vapor de Água
0,01 % de Óxido Nítrico
Traços de Neônio, Criptônio, Formaldeído, Xenônio, Ozônio e Metano.
Os Dias e as Estaçoes do Ano:

Marte tem estações do ano, mas estas duram o dobro das terrestres.
O ano marciano é também o dobro do terrestre(cerca de um ano e 11 meses terrestres).Já a duração do dia é pouco diferente do da terra:24 horas, 39 minutos e 36 segundos.
Hidrografia:

Sabemos que pode ter existido água abundante em Marte, pois algumas formações rochosas indicam sinais antigos de água.
Em algumas observações detectamos leitos de rios secos, descobriu-se um lago gelado e sugeriu-se a existência de gelo subterrâneo, em que, em pelo menos um local, há a existência de um mar de gelo.Com a confirmação da existência de água congelado no sub-solo do planeta, alguns supõem que água possa sustentar micróbios marcianos.
Vida em Marte:
Muitos acreditam que existia vida em Marte e que um civilização se desenvolvia no planeta.Hoje, há evidências de que Marte foi mais habitado em tempos mais passados do que nos dias atuais.Estudado um meteorito marciano pôde detectar micro-fósseis deixados pela vida em Marte.O meteorito tinha como prova para alguns cientistas que Marte teve atividade biológica no passado, já que contém o que parecem ser fósseis de microorganismos.Em 2005, esta interpretação permanece controversa sem que um consenso tenha sido atingido.


Grupo: Janaína, Júlia Riza e Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário