segunda-feira, 20 de abril de 2009

Conhecendo o Projeto

Conhecemos mais sobre o projeto, descobrimos e nos divertimos com as curiosidades que a física desvenda e explica.

O Projeto:

1. Título / Tema:

Instrumentação para o ensino da ciência / A importância de uma compreensão da natureza da ciência.

2 . Apresentação da situação – problema:

O ensino de Ciências Naturais é um importante fator para que o indivíduo entenda o meio em que vive e seu papel no mesmo. Com essa preocupação e após uma reflexão aprofundada foram criados, em 1996, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental. Esses parâmetros fornecem, em linhas gerais, diretrizes para o melhor desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem, com os conteúdos específicos e alguns temas transversais, visando, em primeira instância, a formação do cidadão. Dentre os seis temas transversais propostos pelos PCNs, quatro têm relação direta com as Ciências Naturais, a saber, Ética, Saúde, Meio Ambiente e Orientação Sexual. Apesar do papel fundamental das Ciências Naturais para a formação do indivíduo, a demanda por material didático não é atingida. Se por um lado existe uma quantidade apreciável de livros-texto, o mesmo não se pode afirmar quanto a outros materiais de apoio para o professor. Assim, é necessário concentrar esforços na pesquisa e desenvolvimento de outras formas de material didático.
Um dos objetivos desta disciplina é desenvolver no aluno a criatividade para escolha, elaboração e adequação de instrumental para aulas de Ciências e de Biologia. Para tanto, os alunos criam e aplicam atividades práticas, documentadas sob a forma de roteiros que, posteriormente, são disponibilizados em um volume depositado na biblioteca do colégio Nacional.
Espera-se que as atividades propostas tenham grande aceitação por parte dos professores do Ensino Fundamental, não só pelo caráter inovador de muitas delas, bem como por poderem ser feitas com material simples e de baixo custo. Aliás, muitas delas podem ser perfeitamente desenvolvidas em salas de aula convencionais, prescindindo de laboratórios. Finalmente, e não menos importante, espera-se colaborar no sentido de propor atividades inovadoras que despertem interesse nos alunos e lhes permitam assumir postura menos passiva diante do que lhes está sendo ensinado.

3. Objetivos: Pesquisar material instrucional experimental através da construção e teste de dispositivos experimentais, utilizando material de baixo custo e de sua exploração didática, assim como da elaboração de textos, fundamentando a pesquisa na História das Ciências, visando a melhoria do ensino de Ciências nos níveis fundamental e médio. Fazendo com que os alunos no estudo de física possam compreender melhor o mundo em que vivemos e descobrindo assim melhores formas de construir o novo, investigando através do tempo uma Física mais prazerosa.

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