terça-feira, 28 de abril de 2009

Olimpíada Brasileira de Física

Estamos na Olimpíada Brasileira de Física - 2009
e Houve Mudança da data da prova da primeira fase da OBF‏
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICASOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICASÃO PAULO – SP Circular OBF 06/2009 Assunto: Mudança da data da prova da primeira fase da OBF S. S. Paulo, 12 de agosto de 2009. Prezado(a) Professor(a):Em virtude da influenza H1N1(gripe suína) houve mudança da data de volta às aulas neste segundo semestre em diversas Unidades da Federação. Em conseqüência, a Comissão da OBF e vários Coordenadores Estaduais têm recebido solicitações para mudar a data da prova da primeira fase da OBF2009. A presente Circular tem como objetivo informar que após análise das solicitações foi decidido que o dia da prova da primeira fase da OBF2009 será mudado para o sábado 29/08/2009, no mesmo horário, ou seja, das 13:00 horas às 17:00 horas. Informamos ainda que a data limite para credenciamento foi alterada para 20/08/2009 e que todas as demais datas do Calendário estão mantidas. Ficando à disposição para esclarecimentos que venham a ser necessários, subscrevemo-nos. Atenciosamente, Dr. José David M. VianaPresidente da Comissão da OBF
Breve História

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio (antigo 2º grau) e aos estudantes da última série (atual último ano) do ensino fundamental. Em 2009 a OBF está sendo realizada pela décima primeira vez consecutiva para os alunos do Ensino Médio e pela terceira vez para os estudantes da oitava série (atual nono ano) do Ensino Fundamental.
Por meio da OBF a Sociedade Brasileira de Física em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais, Federais e CEFETs elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, neste nível, nosso ensino com o de outros países.



Acesse: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/

Notícia:
Equipe Brasileira da OBF volta da Olimpíada Internacional de Física, no México, com CINCO Medalhas na Bagagem‏

Equipe Brasileira da OBF volta da Olimpíada Internacional de Física, no México, com CINCO Medalhas na Bagagem. Os cinco estudantes que representaram o Brasil na 40ª International Physics Olympiad (IPhO) chegam hoje, 21 de julho, do México, com duas Medalhas de Prata, duas Medalhas de Bronze e uma Menção Honrosa. Preparados e selecionados pela Olimpíada Brasileira de Física (OBF), André Luis M. Farias (PE) e Ivan G. Mitoso Rocha (CE) conquistaram Medalhas de Prata, Leonardo P. Stédile (SP) e Illan F. Halpern (RJ/SP) Medalhas de Bronze, e Márcio A. de Paiva Filho (RN/CE) conquistou Menção Honrosa. Esses estudantes iniciaram sua maratona de estudos em 2007, quando cursavam a 1ª Série do ensino médio e fizeram parte dos 48 alunos melhor classificados entre 165 mil que se inscreveram naquela série. No total, na OBF2007, foram inscritos 520 mil estudantes de Escolas Públicas e Particulares de todo País. Também participaram em 2009, da seleção para a equipe, os 10 alunos da 2ª série melhor classificados entre 200 mil alunos dessa série, num total de 770 mil inscritos na OBF2008. Foram dezoito meses, iniciados em 2008, de preparação e seleção nas Coordenações Estaduais da OBF, finalizadas com cursos intensivos e provas no Instituto de Física da USP - S.Carlos, sendo responsável por esse processo o Professor Euclydes Marega Júnior, da USP de S. Carlos, a quem parabenizamos e dirigimos agradecimentos pela dedicação. Participaram da IPhO 316 estudantes de 82 países. Nossa classificação este ano superou 2008, quando conquistamos no Vietnã uma Medalha de Prata, uma Medalha de Bronze e duas Menções Honrosas. Ficamos em 2009 com a melhor classificação entre os países ibero-americanos seguidos por Cuba, que tem uma grande tradição nesse evento. A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinada aos estudantes do Ensino Médio e último ano do Ensino Fundamental e que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Parabenizamos os estudantes, seus professores, escolas e as Coordenações Estaduais da OBF! José David M. VianaPresidente da Comissão da OBF(www.sbfisica.org.br/olimpiadas) (david@ufba.br)

2 comentários: