terça-feira, 21 de abril de 2009

Links de Laboratórios Virtuais de Física


LABORATÓRIOS VIRTUAIS DE FÍSICA

Um pêndulo simples consiste de uma massa presa a um fio. O que faz um pêndulo oscilar é uma forca restauradora (daquelas que sempre puxa o objeto para a sua posição de equilíbrio). No caso do pendulo simples, essa forca vem da gravidade g. O movimento do pendulo simples ocorre no plano. Há, portanto, duas componentes ortogonais da gravidade, uma que equilibra a tração do fio, e a outra que faz o pêndulo oscilar. Para pequenas oscilações (movimento harmônico simples), verifica-se que o quadrado do período de oscilação (tempo de duração de uma ida e vinda do pêndulo) é proporcional ao comprimento do pêndulo.Observe que a massa do pêndulo descreve um arco de círculo. As componentes x e y da posição da massa obedecem a uma função senoidal. As componentes da velocidade e aceleração, obtidas por derivação da função posição, também são funções senoidais.Aprenda mais sobre o movimento do pêndulo simples através de animações (applets). Existe uma infinidade de animações do movimento do pêndulo simples, algumas dessas animações são listadas a seguir.
http://phet.colorado.edu/sims/pendulum-lab/pendulum-lab_en.html

Em física, alavanca é um objeto rígido usado com um ponto fixo apropriado (fulcro) para multiplicar a força mecânica aplicada no outro lado do objeto. A distância entre o fulcro e o ponto de aplicação da força é denominado braço da alavanca. O princípio da força de alavanca pode ser analisado usando as leis de Newton.
Arquimedes já conhecia o princípio da alavanca. ele escreveu ao rei Hierão de Siracusa: "Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio que eu levanto a Terra".
http://www.walter-fendt.de/ph14br/

Os fenômenos de cinemática são muito estudados e ensinados nas escolas. No movimento retilíneo e uniforme (MRU), o objeto percorre distâncias iguais em tempos iguais. Ele se move com velocidade constante. A posição varia, pois, linearmente com o tempo. Equação de movimento do MRU: S(t) = So + vt. Existe uma grande variedade e animações do MRU. A seguir mostramos várias dessas animações, das quais o professor pode escolher aquelas que melhor se adequa ao seu programa de ensino.
http://ephysics.physics.ucla.edu/newkin/html/racecarsaccelerationlarge.html

Os aplicativos Java que compõem as simulações apresentadas neste "site" foram gentilmente cedidos por Fu-Kwun Huang, da National Taiwan Normal University. A tradução e adaptação dos textos para o português tem sido realizada por diversos colaboradores, sob a coordenação do Prof. Nelson Canzian da Silva, do Depto de Física da UFSC.Participe você também!
http://www.fsc.ufsc.br/~ccf/parcerias/ntnujava/index-port.html#mecânica

veja também o laboratório virtual de física:
http://br.geocities.com/saladefisica3/laboratorio.htm


e alguns experimentos de física:


Um comentário:

  1. Achei o blog muito interessante, capaz de trazer conhecimento e educação de forma divertida, sem deixar com que percebam as questões físcas como algo de "sete cabeças".Também achei muito interessante por ser construido por crianças que estão começando a conhecer e experimentar o que é "física".

    ResponderExcluir